ALOQUE SEUS FUNCIONÁRIOS ESTRATEGICAMENTE
Existe
uma linha muito tênue entre dar trabalho demais aos seus funcionários e
não ocupá-los o suficiente. No entanto, mantenha em mente que a maioria
das pessoas tende a utilizar seu tempo de forma mais eficiente
quando
estão ocupadas do que quando estão ociosas. Por isso, antes de
preencher uma vaga ou acrescentar uma pessoa ao seu quadro de
funcionários em tempo integral, confira se os seus funcionários atuais
são capazes de realizar o serviço. Outra opção é considerar a
possibilidade de contratar um funcionário temporário, para determinar se
você realmente precisa de uma pessoa a mais trabalhando em período
integral.
MOTIVE OS FUNCIONÁRIOS A DAR OPINIÕES E CORRER RISCOS
Não
pense que seus funcionários expressarão suas preocupações
espontaneamente. Ao invés disso, busque ativamente comentários,
observações e sugestões. Isso envolve muito mais do que simplesmente
disponibilizar
uma
“caixa de sugestões”. Adote uma política de “portas abertas” para que
os seus funcionários possam facilmente falar com você, e tente sempre
abordar imediatamente as preocupações levantadas por eles.
Lembre-se
de recompensar pessoas que correm riscos, não apenas aquelas que
fornecem resultados. Mostre aos funcionários que você valoriza os riscos
calculados e entende que erros ocasionais são inevitáveis. Dê liberdade
o suficiente para que seus funcionários desenvolvam todo o seu
potencial.
DÊ O EXEMPLO APROPRIADO
O
velho ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” também não
funciona bem no meio empresarial. Os gestores devem dar o exemplo dos
padrões que se espera que os funcionários cumpram, especialmente a
pontualidade, aparência, cortesia com os colegas e disposição para
trabalhar horas extras quando necessário. Poucas coisas motivarão os
funcionários mais do que ver o chefe ajudando nas tarefas corriqueiras
num
momento de alta pressão. Por outro lado, não peça a seus funcionários que façam algo que você mesmo não faria.
MOTIVE COM UMA “CENOURA”, NÃO COM UM “PORRETE”
Ao
tentar motivar os seus funcionários, a intimidação só ajudará a
melhorar a produtividade no começo, pois para a maioria dos
funcionários, a tática do medo não é produtiva a longo prazo. Utilize-a
apenas em casos especiais, como quando um funcionário está prestes a ser
dispensado e precisa começar a mostrar resultados para salvar seu
emprego.
ELOGIE FREQUENTEMENTE
Elogie
os seus funcionários sempre que eles merecerem. Não se preocupe,
elogiá-los muito não os tornará preguiçosos. A maioria das pessoas
respondem bem a elogios, trabalhando com ainda mais afinco. Por outro
lado, pessoas que trabalham duro, mas não se sentem reconhecidas,
provavelmente diminuirão seus esforços, por concluírem que os gestores
“não dão a mínima”.
CRITIQUE COM TATO
Se os seus funcionários estiverem trabalhando de forma insatisfatória, comunique isso a eles, mas faça-o com
cuidado
e tato. Em primeiro lugar, nunca critique um funcionário na presença
dos colegas de trabalho dele. Em segundo lugar, suavize a crítica,
centrando a discussão em desempenho e não na pessoa.
FALE A VERDADE
A
produtividade raramente progride em uma atmosfera infestada de boatos e
desconfiança. Mantenha seus funcionários informados sobre quaisquer
problemas que possam afetá-los (eles vão acabar descobrindo de uma forma
ou de outra). Crie grupos de discussão entre gestores e funcionários,
nos quais estes tenham a oportunidade de expressar suas próprias
preocupações e opiniões quanto aos problemas da empresa.
DIGA “NÃO” COM TATO
Sempre
que você for recusar um pedido feito por um funcionário – seja um
pedido de aumento, dia de folga ou alguma mudança nas condições de
trabalho –, tome cuidado para que a sua forma de recusar não desagrade o
funcionário ainda mais do que o “não” em si. Sempre explique a sua
decisão e escolha as palavras de forma a não constranger o funcionário
que fez o pedido. Principalmente, se isso for feito em público.
AS RECOMPENSAS PODEM VARIAR
As
pessoas desempenham melhor quando seus esforços são recompensados – mas
estas recompensas não precisam necessariamente ser financeiras. Dias
adicionais de folga, elogios em publicações da empresa ou a oportunidade
de expandir as responsabilidades no cargo são apenas três exemplos de
recompensas não-financeiras.
LIVRE-SE DAS “LARANJAS PODRES”
Bastam
algumas poucas “laranjas podres” para interferir na produtividade e no
clima de um departamento inteiro. Por isso, independentemente do quanto
eles sejam talentosos, funcionários cujas atitudes e cujos hábitos dão
um mau exemplo para os outros devem ser intimados a “entrar na linha ou
procurar novos horizontes”.
NÃO “FAÇA VISTA GROSSA” PARA AS TAREFAS DESAGRADÁVEIS
Aceite
o fato de que nem todos os projetos agradarão aos seus funcionários.
Por isso, quando tiver que atribuir tarefas desagradáveis, prepare seu
pessoal com antecedência. Pense, também, na possibilidade de contratar
um funcionário temporário para ajudar. Bons funcionários temporários
estão geralmente contentes em fazer o trabalho que as suas melhores
pessoas não querem.
RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AMBIENTE DE TRABALHO IMPRODUTIVO
Muitas
empresas só percebem que há problemas quando as falhas de produtividade
alcançam proporções muito grandes. Para evitar isso, você precisa ficar
atento para os sintomas iniciais:
• Alto nível de absenteísmo
• Aumento sensível do número de reclamações feitas por funcionários
• Piora sensível na aparência do escritório
• Aumento de indisciplina
• Interrupção da comunicação entre funcionários e gestores.
CONVOQUE REUNIÕES APENAS QUANDO NECESSÁRIO
Dizem
que “o sucesso de uma empresa é inversamente proporcional ao número de
reuniões que ela convoca”. Antes de convocar uma reunião formal,
determine se ela é realmente necessária. A regra é simples:
convoque
uma reunião apenas quando houver questões significativas a serem
discutidas. É igualmente importante manter as reuniões breves e
objetivas. Ter uma pauta definida ajuda a evitar que as pessoas fujam do
tópico a ser discutido. Além disso, estabeleça um limite de tempo para
cada reunião.
MOSTRE UM INTERESSE SINCERO NAS PESSOAS QUE TRABALHAM PARA VOCÊ
Busque
saber o suficiente sobre os seus funcionários, para poder interagir com
eles em um nível pessoal. Sem se intrometer muito, pergunte sobre seus
hobbies ou qualquer outra coisa de sua vida familiar que possa criar uma
“ligação“ adicional entre você e eles. Mostre preocupação e compaixão
quando um funcionário ou um membro de sua família estiver passando por
uma crise pessoal. Quando você realmente passar a conhecer bem os seus
funcionários, você poderá oferecer ajuda ou um dia de folga. Eles
apreciarão o seu interesse e preocupação.
ADMITA SEUS ERROS
Quando você cometer um erro, não tente escondê-lo de seus funcionários. Isso apenas os motivará a fazer o mesmo. Lembre-se de que ninguém espera a perfeição – nem mesmo do chefe.
http://www.roberthalf.com.br/aumentando-a-produtividade
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