domingo, 3 de julho de 2011

Fordismo

Fordismo é um sistema de produção, criado em 1914 pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa numa linha de montagem automatizada. Na produção em série ou de massa, o produto é padronizado em seu material, mão-de-obra, desenho e ao mínimo custo possível.

Ford utilizou os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor que dividia as funções em dois níveis, o do planejamento e o da execução. Ford desenvolveu outras técnicas avançadas para a época.

O objetivo principal era reduzir ao máximo os custos de produção, barateando o produto. A progressão do produto através do processo produtivo é planejada, ordenada e contínua. Uma esteira rolante conduz o produto a cada funcionário, eliminando o movimento inútil. As operações são analisadas em todos os seus elementos constituintes. O processo não precisa de mão-de-obra muito capacitada, pois o funcionário executa apenas uma pequena tarefa dentro da produção. Resultando numa maior velocidade de produção e baixos salários como forma de reduzir custos.

Este método de produção exigia vultosos investimentos e grandes instalações.

Para os trabalhadores gerou problemas como trabalho sem conteúdo, repetitivo, desgastante, falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional além de ambientes de trabalho perigosos e insalubres.

Ford adotou três princípios básicos:

1. Princípio de intensificação: diminuir o tempo de produção para rápida colocação do produto no mercado.

2. Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Fazia com que o produto fosse pago antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima ou dos salários.

3. Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem.

O Fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo utilizado para produção das mais diversas mercadorias. Os países desenvolvidos aderiram a esse método que foi importante para consolidação da supremacia norte-americana no século XX. Os países subdesenvolvidos não se adequaram bem devido ao baixo consumo da produção por falta de recursos de sua população.

Teve o ápice após a Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1950 e 1960, que ficaram conhecidas como Os Anos Dourados.

A partir da década de 1970 entra em declínio, iniciou-se o chamado pós-fordismo. A crítica operária à organização fordista baseada no autoritarismo e no controle trazia à tona a necessidade da busca de novas formas de organização do trabalho.

Após os choques do petróleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilístico, o Fordismo e a Produção em massa entram em crise.

A General Motors flexibilizou sua produção e adotou um sistema de gestão profissionalizado, baseado em colegiados. Gradativamente surge a Produção enxuta, modelo de produção baseado no Sistema Toyota de Produção. As empresas passam a produzir de forma rápida, eficiente, enxuta e somente para atender demandas, sem a manutenção de grandes estoques.

A rigidez foi a principal causa do seu declínio. Ficou famosa a frase de Ford, que dizia que poderiam ser produzidos automóveis de qualquer cor, desde que fossem pretos.

Ainda hoje percebemos que a contribuição de Ford nos manuais técnicos, na divisão das funções, criação de estratégia comercial e até mesmo na produção em série de alguns produtos.

JUNIOR, José Carlos Guimarães. Henry Ford. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/henry-ford/10906/. Acesso em: 05 de junho de 2011.

MUNDO EDUCAÇÃO. Taylorismo e Fordismo. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/taylorismo-fordismo.htm. Acesso em: 05 de junho de 2011.

SUA PESQUISA . COM. Fordismo: O que é o Fordismo, características, sistema de produção, Henry Ford, resumo. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/economia/fordismo.htm. Acesso em: 05 de junho de 2011.

WIKIPÉDIA. Fordismo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fordismo. Acesso em: 05 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário