terça-feira, 13 de setembro de 2011

Resiliência

Os fatores que contribuem para desgaste/desiquílibrio emocional são inúmeros, dos quais podemos destacar: visão míope dos gestores, ausência do senso empático, falta e/ou ruídos na comunicação, ferramentas organizacionais deficientes, colaboradores improdutivos, entre outros.

Diante disso, como agregar qualidade de vida a autocontrole? Simples. Exercitando a aptidão de cada indivíduo, no intuito de desenvolver o comportamento resiliente.

Resiliência compreende à capacidade humana de ser superior à dificuldades e/ou situações adversas, obtendo aprendizado situacional.

Profissional resiliente
O profissional resiliente é aquele que se recompõe a cada obstáculo ou desafio, atingindo um grau de inteligência cada vez maior (favorecendo o domínio pessoal dele). Ele percebe o momento antagônico, como uma oportunidade de usar sua criatividade para sair da zona de conforto, aplicando e descobrindo competências e habilidades ao vivenciar conflitos.

Cultura organizacional
Empresas que assumem o compromisso intríseco com o bem-estar do capital humano, atribuem o crescimento e desenvolvimento deles, como fator peculiar e determinante da eficiência corporativa (já que os profissionais que dispõem de domínio pessoal, se comprometem, possuem mais iniciativa e têm profunda responsabilidade pelo trabalho que executa).

Importante
Seja qual for a situação, NÃO ACEITE ser debelado por ela. Você é mais do que seu olho pode ver, tem uma força que desconhece e não deve desistir da luta. Encare tudo como aprendizado...

Por Mikaella Souza
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/resiliencia/58161/

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