sexta-feira, 22 de julho de 2011

Qualquer Nota

O Estilo Gerencial do Administrador

Toda profissão tem um estilo gerencial próprio. Ela depende das necessidades da profissão e de seus valores.

Toda profissão tem um estilo gerencial próprio. Ela depende das necessidades da profissão e de seus valores.

Muitos engenheiros, por exemplo, são perfeccionistas. Perfeccionismo é uma necessidade, ou um valor que muitos engenheiros possuem. O trabalho tem que ser bem feito, custe o que custar.

Por outro lado, advogados são detalhistas. São capazes de gastar horas em uma cláusula de contrato que provavelmente nunca será necessária. O trabalho é demorado, mas quando pronto o contrato cobrirá todos os detalhes e todas as incertezas do futuro. É isto que define um contrato bem feito.

Ambas as profissões administram suas vidas sob estilos gerenciais diferentes, definidos pelos seus valores e necessidades.

Por isto, todas as profissões entram em conflito com a profissão do administrador.

Elas acham, incorretamente que o estilo gerencial do administrador é conflitante ou então desnecessário.

Por isto, tantas profissões, empresários e governadores não valorizam o administrador, porque não acham que nosso estilo administrativo seja superior, muito pelo contrário, "vocês não entendem nada de engenharia e advocacia".

Pergunte a um engenheiro, advogado ou psicólogo qual é o estilo gerencial do administrador, e eles provavelmente também usariam um único adjetivo.

Provavelmente nos definiriam de "imediatistas", preocupados com lucros de curto prazo, como Paul Krugman e seus colegas não param de escrever no New York Times.

Administradores, segundo a visão popular, querem tudo para "ontem", vivem dizendo que "o ótimo é o inimigo do bom", que precisamos mais de "acabativa" e não de iniciativa.

A maioria dos administradores, infelizmente, não consegue provar a sua utilidade nem sabe explicar exatamente o que faz. Por isto, eles não ganham o que merecem, por isto não são valorizados.

Muitos acham que administrar é liderar, executar, coordenar. Isto está até escrito em inúmeros livros de Administração adotados pelas nossas Faculdades de Administração. Uma tristeza!

Vou apresentar uma das funções básicas do administrador, e que define em linhas gerais o seu estilo, e que surpreendentemente muitos administradores sequer ouviram falar nas grandes escolas de Administração como FGV, Insper, Ibmec e USP.

Basicamente, a função do administrador é não permitir que problemas se acumulem.

Uma organização complexa, que é a empresa moderna, requer a cooperação de milhares de pessoas, dentro e fora da empresa. E, esta cooperação gera inúmeros problemas que se não forem solucionados a tempo afetarão todos os parceiros envolvidos na empresa.

Não permitir que problemas se acumulem talvez seja a tarefa mais importante para o bom andamento de toda família, empresa e nação.

Quando o mundo era gerido por açougueiros, padeiros e fábricas de alfinetes, como observou na época Adam Smith, de fato não havia muitos problemas "acumulados", e nem havia necessidade para se contratar administradores. Tudo funcionava pela Mão Invisível do mercado, não pela "Mão Visível" do administrador, como apontaria 200 anos depois seu livro com este mesmo título Alfred Chandler.

Hoje, o mundo é bem mais complexo e rápido, razão pela demanda crescente de profissionais em administração.

Toda empresa e nação precisa de um corpo de profissionais treinado e dedicado a resolver os problemas de forma rápida.

Não somos imediatistas como muitos acreditam, nós simplesmente estamos evitando que problemas se acumulem um atrás do outro, e nestes casos rapidez de raciocínio e ação são essenciais.

Por isto, nós nos preocupamos tanto com acompanhamento, qualidade total, processos, auditoria, recursos humanos, etc.

Infelizmente, não é assim que a maioria dos intelectuais brasileiros que ocuparam tantos cargos de destaques neste pais pensam.

Toda a filosofia de ensino, pelo menos a partir do iluminismo e cientificismo, é voltada para resolver problemas corretamente, até a segunda casa decimal. Rapidez só no vestibular.

Todos os dados precisam ser precisos e rechecados. Todas as variáveis precisam ser "controladas". O ser humano precisa estar "absolutamente certo", o refrão do programa "O Céu é o Limite".

Quando se acusa o PSDB de ficar sempre em cima do muro, na realidade se comete uma injustiça. Eles não evitam decidir ou tomar partido, na realidade seus intelectuais são simplesmente mais demorados na tomada de decisão, como todo intelectual.

Só que resolver problemas corretamente hoje em dia não é suficiente. Eles precisam ser resolvidos rapidamente, algo que nossos formadores de opinião, jornalistas e acadêmicos simplesmente não compreendem.

Temos que tomar decisões com os dados que temos, não com os dados que gostaríamos de ter.

O Brasil é um país atrasado porque estamos eternamente acumulando problemas.

É tão óbvio esta constatação que espanta que nossa opinião pública, nossos intelectuais e professores de história nunca perceberam esta simples verdade da história brasileira.

Quando se diz que precisamos fazer a Reforma Política, a Reforma Tributária, a Reforma Judiciária, o que queremos dizer é que deixamos tantos problemas se acumularem nestas áreas que somente uma ampla reforma resolverá o problema.

Se tivéssemos resolvido os problemas na medida que surgiram, o Brasil teria evoluído, teria caminhado para um sistema ótimo, em vez de termos que criar revoluções e enormes reformas de tempos em tempos, que no fundo nos atrasam ainda mais.

Temos problemas no judiciário, na previdência, na logística, na infraestruturua, na educação, na economia, simplesmente porque não temos um estilo gerencial que se preocupa com a rápida solução de problemas. E, problemas que se acumulam crescem exponencialmente, não linearmente, como todo administrador sabe por experiência.

Quatro entre cinco empresas quebram no Brasil, porque são geridas por profissões que não percebem que problemas não podem se acumular. Aí, qualquer crise ou evento fora do comum, as abate.

Nenhuma empresa quebra por uma única razão, nenhum avião cai por causa de um único problema. Estas quatro empresas quebram a um custo de capital monstruoso para o país, por falta de um estilo gerencial apropriado.

O Brasil não poupa o suficiente para crescer; e pior, torramos 80% desta poupança em empresas que irão quebrar em quatro anos.

Eu não diria, e nunca disse, que o estilo gerencial do administrador é superior ao do engenheiro, do advogado ou do economista.

Infelizmente, estas profissões se sentem ameaçadas pelos administradores, à toa.

Não queremos comandar, gerir, tomar o lugar de ninguém.

Quero deixar claro para todo empresário, sociólogo, economista e político que possa se sentir ameaçado, que o estilo do administrador não é superior.

Ele é simplesmente necessário.

Não podemos permitir que nossos problemas se acumulem simplesmente porque cada profissão acha que seu estilo gerencial é superior.

Nós administradores aceitamos que engenheiros sejam perfeccionistas, que advogados sejam detalhistas, que economistas queiram dados precisos, mas tudo isto tem de ser adequado para não atrapalhar os outros dentro da empresa ou do governo.

Não podemos ficar esperando enquanto os outros seguem seus estilos individuais.

Engenheiros, advogados e economistas precisam entender que seus estilos gerenciais são superiores e apropriados, quando se trabalha sozinho, mas quando se trabalha em grupo é necessário conciliar.

Trabalhando em grupo, um simples atraso numa reunião atrapalha os outros, imaginem um problema que não foi solucionado por anos a fio.

Quando vejo acusarem administradores e empresários de "imediatistas", que pensamos somente no curto prazo, percebo que estas pessoas nada entendem das funções do administrador, de crescimento, de justiça social, de democracia e de um mundo feliz cheio de realizações, porque tudo é feito na velocidade necessária.

Se você está cansado de um país estagnado, que cresce aquém de suas possibilidades, que acumula pobreza, corrupção, injustiça e inúmeros problemas, converse mais com um administrador. Ele o ajudará a decidir e implantar suas ideias muito mais rapidamente do que você vem fazendo até hoje.

Stephen Kanitz

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-estilo-gerencial-do-administrador/46721/

quarta-feira, 20 de julho de 2011

As características das pessoas que ficaram milionárias

Quero iniciar este artigo fazendo algumas perguntas as quais sempre faço nas minhas palestras quando falo sobre dinheiro e que ajudará você a pensar no seu presente e futuro financeiro.

Você esta feliz com sua vida financeira? Se você acumular nos próximos cinco anos o quanto acumulou nos últimos cinco anos, quanto você terá acumulado? Você é mais feliz quando tem dinheiro guardado ou quando esta endividada? Se você perder hoje sua fonte de renda, por quanto tempo você consegue manter o mesmo padrão de vida?

Começar quebrando velhos conceitos contra o dinheiro é bom começo para pensar em ficar milionário. Você ainda acredita que é melhor ser um pobre feliz a ser um rico infeliz? A pergunta que faço é: Você será feliz quando na velhice, estiver pobre, doente, sem dinheiro para comprar seu remédio e, ainda, ter que enfrentar a fila do INSS?

Outra idéia que ainda paira na cabeça de muita gente é a citação: “os ricos não herdarão o reino o céu”. Se você pensa assim, nunca vai ficar rico. Se tem o dinheiro com um inimigo que te faz mal, esse não vem até você e quando vem, inconscientemente você manda -o embora gastando no que não deve. Você quer viver com um inimigo ou com alguém que não te faz bem quando está perto de você? O mesmo vai acontecer com seu dinheiro se pensar assim. Ter dinheiro não é ruim. Ruim é o destino que damos para o dinheiro. Ou não tê-lo.

Uma recente pesquisa mostrou que 84% das pessoas que pensam em ficar milionárias, pensaram em ficar com dinheiro de outras pessoas, isto é: Ficar milionárias recebendo heranças, casar com milionário (a), receber um bom seguro de vida, ganhar na loteria, achar uma mala cheia dinheiro, tomar dinheiro dos outros sobre violência, ganhar dinheiro desonestamente, vender alguém da família ou até vender parte do próprio corpo. Porem, menos de 4% consegue ficar ricas por estes caminhos. Sabendo disso, é melhor escolher outros caminhos para ficar rica.

Quero mostrar algumas características das pessoas que ficaram milionárias honestamente. Veja estas qualidades que elas tiveram que desenvolver para atingir seu objetivo financeiro de maneira honesta.Você também pode desenvolvê-las para alcançar seu objetivo.

Não tenha preguiça de trabalhar: ganhar dinheiro não combina com gente preguiçosa. A disposição para trabalhos é fundamentar para construir riquezas. Comece fazendo o que é preciso com muita determinação e um dia vai fazer o que gosta com muito dinheiro no bolso.

Nunca gaste mais do que você ganha: quem gasta mais do que ganha, fica cada dia mais pobre, paga altos juros, divide seus lucros com financiadores e fornecedores. Tem que saber gastar bem. Não gaste dinheiro fácil porque não se ganha dinheiro fácil.

Desenvolver habilidade para vender as próprias idéias ou produtos: quem sabe vender bem suas idéias, consegue bons empregos consequentemente ganha mais dinheiro, ficando mais perto de se rico.

Construa bons relacionamentos com as pessoas bem sucedidas: você não vai encontrar alguém que era pobre e ficou rico que não tenho bons relacionamentos. Para ficar rico, é preciso saber aceitar as diferencias,É preciso saber conviver com pessoas que pensam diferente de você. Bom relacionamento traz oportunidade de ganhar dinheiro.

Escolha bons mentores: É preciso ter pessoas confiáveis e competentes por perto para que possa dar-lhe boas orientações nos momentos de tomar decisões. Não queira ser egoísta e decidir sozinho, você não sabe tudo.Escrevi um artigo com o titulo “UM grande sonho não se realiza sozinho.” Este artigo mostra mais do que estou falando e pode ser visto no meu site.

Cuide bem da parte física e mental: Uma pessoa doente não pode ter disposição para trabalhar muito e ganhar dinheiro. Quem não cuida bem da mente terá muita dificuldade para encontrar novos caminhos.

Seja honesta consigo e com as pessoas: A pessoa desonesta, pode se dar bem até certo ponto, mas, depois que deixar de ser digna de confiança das pessoas, as portas fecharam as possibilidades de ficar rica.

Sempre tenha uma FÉ inabalável: Fé em Deus, fé em si, fé nos seus objetivos, fé nos outros, fé no seu trabalho. Não adianta desejar ser rico se não acreditar que é possível e nos meios que leva a riqueza.

Ame muito: sempre tenha muito amor em si, no trabalho e nas pessoas. Uma pessoa cheia de ódio não consegue bons parceiros. Para ficar milionário é preciso ter bons parceiros.

Saiba sempre encontrar oportunidades onde outros não conseguiram: Só consegue encontrar oportunidades quem está atento aos menores sinais e esta preparado para aproveitá-los.

Sempre tenha muita coragem para assumir riscos: Uma pessoa medrosa não assume grandes riscos mesmo que eles sejam calculados. Sem riscos não há riqueza.

Deseja ser o próprio patrão: Como empregado, será pago para que, com a força de trabalho, ajude alguém ficar mais rico. Se isso não acontecer você perderá o emprego. Para ficar milionário como empregado você precisará ser um grande executivo que receba excelente salário e participação nas ações da empresa, como isso é para poucos, é bom pensar em ter seu próprio negocio.

Seja especialista no que realiza: Em que você é especialista? Esta sua especialidade é suficiente para lhe tornar milionário?

Seja bem organizado: Dinheiro não combina com desorganização. Seja organizado principalmente com os gastos do dinheiro.

Sempre procure ter ótimos conhecimentos e estar bem informado: Quem tem preguiça de aprender sobre sua atividade, sobre o seu mercado, não consegue acompanhar a evolução do mesmo. Aprender faz muito bem para quem pensa em ficar milionário.

Seja disciplinado: Quando traçar um objetivo, sempre procuram seguir a risca o objetivo traçado. Se você tem dificuldades para cumprir metas, seguir objetivos, cumprir ordem que o próprio negócio exige, você não vai ficar milionário.

Sempre saiba investir no presente e no futuro: É bom ter uma reserva financeira, ela serve para ajudar fazer bons negócios, mas também para não ter que pagar altos juros ou ter que vender parte do patrimônio para equalizar o caixa.

Tenha grande disponibilidade e vontade para ajudar outras pessoas ganhar dinheiro: Acreditar que o negocio só é bom quando é bom para todos. Ganhe, ganhe.

Conte sempre com apoio da família: principalmente do esposo ou da esposa, este apoio é importantíssimo nos momentos difíceis.

Seja persistente: não desista na primeira, segunda ou terceira dificuldade. Nada é fácil principalmente ficar milionário.

Essas são algumas características das pessoas que ficaram milionárias. Você que pretende ficar milionário, pode fazer sua autocrítica e ver em que você já é bom e o que precisa melhorar para acumular 1.000.000,00 (hum milhão de reais) nos próximos sete anos.

Lembre-se: Você precisa ser um finalizador de sonhos em uma sociedade de iniciadores.

Talvez após terminar de ler este artigo, você deve pensar: Nestor é muito difícil fazer tudo isso para ficar milionário. O que posso dizer para você é: O que é fácil nem sempre nos faz bem! Pense nisso e boa sorte.

Nestor de Almeida

http://www.almeida1vencedor.com/index.php?option=com_content&task=view&id=632&Itemid=46

terça-feira, 12 de julho de 2011

Mudar o mundo

Se eu pudesse alcançar as estrelas, eu traria uma para você.

Brilhando sobre meu coração, assim você poderia ver a verdade.

Este amor que eu tenho dentro de mim, parece ser tudo.

Mas eu percebo agora que está somente em meus sonhos,

Que eu poderia mudar o mundo.

Eu seria a luz do sol em seu universo.

Você pensaria que meu amor seria realmente algo bom.

Querida, se eu pudesse, mudaria o mundo.

Se eu pudesse ser rei, somente por um dia.

Eu faria você minha rainha e não teria outro caminho.

Decretaria nosso amor uma regra, neste reino que teríamos feito.

Até então eu serei um bobo, desejando pelo dia,

Que eu poderia mudar o mundo.

Eu seria a luz do sol em seu universo.

Você pensaria que meu amor seria realmente algo bom.

Querida, se eu pudesse, mudaria o mundo.

Querida, se eu pudesse, mudaria o mundo.

Querida, se eu pudesse, mudaria o mundo.

Tommy Sims / Gordon Kenney / Wayne Kirkpatrick

domingo, 10 de julho de 2011

O casal Frank e Lillian Gilbreth e o Estudo dos Movimentos e o Estudo da Fadiga Humana

Frank Bunker Gilbreth nasceu em 1868. Ele começou a fazer observações sobre movimentos com 27 anos de idade, quando trabalhava como superintendente em uma empresa de construção.
Lillian Molle nasceu em 1878 e casou-se com Frank em 1904. Dedicou-se psicologia, ajudando seu marido nos estudos sobre a fadiga.
Gilberth idealizou um estudo estatístico dos movimentos baseado na anatomia e fisiologia humanas sobre os efeitos da fadiga na produtividade do operário. Baseado neste estudo ele verificou que a fadiga trazia efeitos como diminuição da produtividade e da qualidade do trabalho, perda de tempo, aumento da rotação de pessoal, doenças, acidentes e diminuição da capacidade de esforço.
O casal Gilbreth estudou os movimentos visando reduzir o número de ações ao performar uma tarefa, a fim de aumentar a produtividade. Ele buscou compreender os hábitos de trabalho de empregados de indústrias e foram desenvolvidas técnicas para evitar o desperdício de tempo e movimento.
Gilbreth tornou o serviço de um pedreiro mais fácil e rápido. Ao analisar cuidadosamente o trabalho do pedreiro, Gilbreth reduziu o número de movimentos para assentar um tijolo de 18 para 5, diminuindo a fadiga e aumentando a produtividade. Foram desenvolvidos os "therbligs" (Gilbreth ao contrário, com uma pequena mudança), esquema de classificação que mostrava 18 movimentos básicos das mãos.
Também para minimizar a fadiga propuseram o redesenho do ambiente de trabalho, a redução das horas diárias de trabalho e a implantação ou aumento de dias de descanso remunerado.
Frank inventou dispositivos como andaimes móveis, misturadores de concreto, correias transportadoras, barras de reforço, tudo com o objetivo de evitar o desperdício de movimento.
A eficiência e minimização de movimentos eram exemplos do que Gilbreth perseguia. O estudo de movimentos é muitas vezes mal entendido e aplicado num sentido erroneamente limitado. Estudo não requer somente a análise dos movimentos do operador, mas também com a mesma importância, a análise de todo o ambiente de trabalho.
Podemos afirmar que a objetividade dos estudos dos tempos e movimentos proporcionaram:
1. Eliminação de desperdício de esforço humano.
2. Adaptação dos operários a própria tarefa.
3. Treinamento dos operários para melhor adequação a seus trabalhos.
4. Maior especialização de atividades.
5. Estabelecimento de normas detalhadas de execução do trabalho. O trabalho manual pode ser reduzido a movimentos elementares.
Os princípios de economia de movimentos foram classificados em três grupos:
1. Uso do corpo humano, Evitar movimentos inúteis na execução de uma tarefa, buscando o melhoramento e métodos para diminuir os esforços musculares.
2. Arranjo material do local de trabalho, procurando executar, do ponto de vista fisiológico, os movimentos necessários e também buscando selecionar criteriosamente os operários para todas as funções.
3. Desempenho das ferramentas/equipamentos, fazendo com que haja uma sincronia onde os movimentos deverão ter um ritmo apropriado e também treinar de uma forma permanente os operários nos seus postos de trabalho.
A Medida da potencia desenvolvida pelos músculos não encontra aplicação atualmente , embora Franck tenha se preocupado profundamente com os efeitos da fadiga sobre o trabalho. Isso porque se procura hoje utilizar ao máximo, a capacidade humana mais elevada, independente de sua inteligência. Sendo intangível a fadiga, variando de indivíduo para indivíduo, tendo sua origem no esforço proporcionado no momento do trabalho. Desta forma, após ser admitida a sua ocorrência e os seus efeitos, procuraram os técnicos de estudos de tempos estabelecerem coeficiência de tolerância para a fadiga do trabalho na determinação do tempo padrão, através de estudos realizados em laboratórios, tem-se procurado demonstrar o comportamento do rendimento do indivíduo.

Em alguns países industrializados, considerando o Japão como destaque, as empresas adotam a ginástica coletiva, antecedendo ao trabalho, como forma de aquecimento muscular, concorrendo este procedimento para a aceleração do rendimento inicial do trabalhador.
O repouso é globalmente reconhecido como o único meio capaz de eliminar a fadiga. Repouso, não se deve entender apenas o semanal e o diário, mas também todas as interrupções do trabalho, independente de sua natureza. O analista deve estar sempre atento à praticabilidade.
Está provado que deve-se introduzir de acordo com a natureza do trabalho, pequenos intervalos para descanso. Estes intervalos tendem a estabilizar o ritmo diário da produção, afastando o ponto mais crítico de cansaço ou esgotamento, como resultado haverá um aumento sensível da produção do trabalho, haverá menos acidentes e os operários terão mais disposição e pro atividade.
Há indústrias e empresas de grande porte que se admite o repouso coletivo, onde há excesso de esforço físico. Porém, independente do método utilizado para estabelecer o intervalo de repouso intercalado, devemos sobre tudo, entender a importância e a necessidade do descanso.
Reconhecida e admitida a sua importância é importante introduzi-la na determinação do tempo padrão através de coeficientes. Por isso, convenciona-se, tabelas, diagramas, etc, que permite uma medição de esforço físico e de repouso físico, embora já tenha dito que medição de fadiga é praticamente impossível, variando e dependendo do bom senso de cada líder, porém não se pode deixar de considerar parâmetros que se conduza a determinação de tais coeficientes, onde adotá-las ou não é uma questão individual. Porém, aceitá-las é reconhecer a sua validade, tornando o trabalho mais humano e mais prazeroso ao ser executado.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/ACient.html. Acesso em 07 de junho de 2011.
FRANÇA. Administradores.com.br. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/fadiga-humana-administracao-cientifica/11925/. Acesso em 07 de junho de 2011.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO. Frank Bunker Gilbreth. Disponível em: http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/index.php?option=com_content&view=article&id=196:frank-bunker-gilbreth&catid=10:gurus&Itemid=10. Acesso em 07 de junho de 2011.
SPINER:). Administração Científica. Disponível em: http://www.spiner.com.br/modules.php?file=viewtopic&name=Forums&p=1132. Acesso em 07 de junho de 2011.
WIKIPÉDIA. Frank Bunker Gilbreth. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Bunker_Gilbreth. Acesso em 07 de junho de 2011.
SECRETARIA DESENVOLVE PROJETO DE VALORIZAÇÃO DOS AGENTES DE LIMPEZA. Disponível em: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=1254. Acesso em 10 de julho de 2011.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A revolução dos animais


Assisti ao filme “A revolução dos animais” dirigido por John Stephenson para estudar liderança.

Já havia lido, anos atrás na época de escola, o livro de George Orwell de mesmo nome que originou o filme.

Não vou fazer resumo e nem falar da história. Vou comentar as atitudes de Napoleão, o porco que foi o maior mandatário e maior beneficiário da revolução. Ele foi um líder que poderia ter guiado seus comandados ao bem de todos, mas sempre usou sua influência a seu favor, levando à revolução a destruição. Ele tem as habilidades dos líderes, mas sempre usou-as de forma negativa.

Relaciono abaixo as atitudes de Napoleão que os líderes devem evitar ou fazer o contrário se não quiserem tornar maus líderes:

1. Aproveitar situações unindo grupo para obter privilégios;

2. Utilizar da oferta de cargos para conseguir aliados;

3. Utilizar formas de distrair seus comandados para manipulá-los;

4. Dizer-se bom e por isso merecer o melhor;

5. Não lutar com os comandados, mas participar da comemoração das vitórias;

6. Não correr riscos;

7. Procurar ofuscar aqueles que se destacam;

8. Manipular situações em seu favor;

9. Tolher quem pode crescer e superá-lo;

10. Privilegiar a lealdade e não a verdade;

11. Centralizar as decisões;

12. Não se preocupar com a justiça;

13. Vigiar seus comandados;

14. Fazer cobranças ao extremo;

15. Interpretar regras de forma a beneficiá-lo;

16. Satisfazer-se com bajulações;

17. Justificar suas mordomias dizendo que seus comandados serão os próximos a recebê-las;

18. Responsabilizar outras pessoas por suas falhas;

19. Querer o sacrifício dos outros, mas não fazer o mesmo;

20. Quando desobedecido fazer retaliações;

21. Justificar suas ações como necessidades do sistema;

22. Tornar públicas suas punições para servir como exemplo;

23. Seus comandados são pessoas tristes;

24. Queimar seus comandados se isto beneficiá-lo;

25. Para ele todos são iguais, mas uns mais iguais que os outros.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o livro acesse o link abaixo. Nele tem um artigo interessante sobre a história e uma analogia sobre seus personagens e personagens da história mundial (principalmente da Revolução Russa).

http://www.auriumsoft.com.br/blog/2009/09/o-livro-a-revolucao-dos-bichos/