domingo, 3 de abril de 2011

A educação a distância

Diferentemente dos cursos na modalidade presencial, na EAD você pode estudar em diferentes locais e horários, seguindo o seu ritmo de aprendizagem; em virtude disso, esta modalidade educativa é caracterizada pela flexibilidade e por ter você como sujeito principal do processo, ou seja, que assume o processo de construção do conhecimento. Desta forma, você poderá participar do processo de ensino e aprendizagem conforme o seu próprio ritmo.

No entanto, apesar desta flexibilidade, a EAD exige de você muita disciplina, organização de sua agenda e obediência ao cronograma de atividades prefixado. Além destas exigências, é preciso que leia com atenção o material didático e informativo entregue a você no curso, bem como de seu plano de estudo, o qual deverá ser seguido rigorosamente.

Na modalidade de educação a distância, você assumirá novos papéis, responsabilidades e atitudes.

O seu sucesso no curso dependerá de sua mobilização, de sua disciplina e disponibilidade para aprender.


Ymiracy Polak
Luiz Fernando Ribeiro de Paiva

Texto retirado do artigo "Introdução à educação a distância" utilizado como material didático da UNIUBE.

O Que é Construtivismo?

... construtivismo na Educação poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores, isto é, pela sociedade - a próxima e, aos poucos, as distantes. A Educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual acorrem, em condição de complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído ("acervo cultural da Humanidade").

... faz isto precisamente por esse processo de reflexão. Ao apropriar-se de sua prática, ele constrói - ou reconstrói - as estruturas do seu pensar, ampliando sua capacidade, simultaneamente, em compreensão e em extensão. Essa construção é possível na medida em que ele tem a prática, a ação própria; e, também, na medida em que ele se apropria de teoria(s) suficientemente critica(s) para dar conta das qualidades e dos limites de sua prática. Essas duas condições são absolutamente indispensáveis para o avanço do conhecimento, para a ruptura com o senso comum na explicação do conhecimento. Deste ponto de vista, o conhecimento não é dado nem nos objetos (empirismo) nem na bagagem hereditária (apriorismo). O conhecimento é uma construção. O sujeito age, espontaneamente - isto é, independentemente do ensino, mas não independentemente dos estímulos sociais -, com os esquemas ou estruturas que já tem, sobre o meio físico ou social. Retira (abstração) deste meio o que é do seu interesse. Em seguida, reconstrói (reflexão) o que já tem, por força dos elementos novos que acaba de abstrair. Temos, então, a síntese dinâmica da ação e da abstração, do fazer e do compreender, da teoria e da prática. É dessas sínteses que emerge o elemento novo, sínteses que o apriorismo e o empirismo são incapazes de processar porque só valorizam um dos pólos da relação. Na visão construtivista, sujeito e meio têm toda a importância que se pode imaginar, mas essa importância é radicalmente relativa.

Eu valorizo o sujeito na medida em que valorizo o objeto, e vice-versa. Como posso valorizar o indivíduo, subestimando o poder de determinação da sociedade? Como posso valorizar a sociedade, subestimando a capacidade de transformação do indivíduo? A novidade cria-se na exata medida da relação dinâmica entre indivíduo e sociedade, entre sujeito e objeto, entre organismo e meio.

Fernando Becker

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf

sábado, 2 de abril de 2011

Escolha para toda a vida

PERGUNTA: Pretendo cursar marketing ou publicidade e propaganda, queria saber um pouco mais, já que é uma escolha pra vida toda, qual sua opinião sobre os cursos, a diferença, etc ... ?

MINHA RESPOSTA: Escolha para a vida toda???? Você tá zoando????

Você então tá pensando em desperdiçar a sua vida inteira fazendo a mesma coisa todos os dias?????

Pirou, é?????

Em vida você tem que desenvolver por baixo 3 profissões. Eu já estou na minha terceira ou quarta profissão, nem sei mais.

A sugestão que eu dou para você é fazer qualquer coisa. Se você "acha" que gosta, vai fundo e comece algo.

Faculdade só serve para trabalhar em grandes empresas.

Se você quer trabalhar em uma das 500 maiores empresas do Brasil você precisa fazer a melhor faculdade do Brasil. Qualquer outra não serve para os caras.

Se você quer empreender ou trabalhar em uma pequena e média empresa, qualquer curso de qualquer faculdade é o suficiente. Eles não olham muito isso mas sim o brilho dos seus olhos e o seu caráter.

Curso não te faz homem, e sim a atitude que você tem com relação ao curso, qualquer curso.

O importante é: sai do lugar, se mexe. Com o tempo e a vivência você vai se descobrir.

ARREBENTA!!!

Ricardo Jordão Magalhães

http://www.bizrevolution.com.br/bizrevolution/2011/03/escolha-para-toda-a-vida-.html